PROJECTO/ACÇÃO de I&D Water and Territoires (WAT)

Projecto do INTERREG IVB SUDOE


PROBLEMÁTICA DO PROJECTO PORTUGUÊS

Actualmente, no município do Porto, a rega de espaços verdes urbanos e a lavagem de ruas é feita com água de abastecimento público.

O sistema tem elevado custo e o recurso ao abastecimento através da rede pública origina um défice em situações de seca, pois o abastecimento é preferencialmente canalizado para consumo humano e industrial.

A Cidade do Porto sempre foi conhecida pela sua abundância de água subterrânea, a qual durante várias décadas constituiu a fonte de abastecimento público da cidade.

O planeamento urbanístico negligenciou os recursos hídricos criando impactes ambientais decorrentes da elevada taxa de impermeabilização do solo, entubamento e alteração dos cursos naturais das linhas de água, cujos efeitos principais são a diminuição da taxa de infiltração das águas pluviais e o aumento do escoamento superficial

Por sua vez, a interligação entre infra-estruturas de redes de águas pluviais, redes de saneamento, antigas galerias de mina e linhas de água entubadas contribuiu para a deterioração da qualidade das águas superficiais e subterrâneas.

Presentemente, as águas subterrâneas provenientes do rebaixamento do nível freático são, na maioria das vezes, encaminhadas directamente para o sistema de drenagem de águas pluviais, sobrecarregando a rede e desperdiçando este recurso.

É fundamental a consciencialização das autoridades e do público em geral de que os recursos hídricos não são ilimitados e que se terá de definir, seleccionar e implementar medidas para assegurar a sua sustentabilidade. Esta estratégia enquadra-se também nos objectivos da Directiva-Quadro da Água e legislação subsidiária.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 
LNEG 2011 © Todos os Direitos Reservados